Passeios na Serra da Bocaina

Com uma localização privilegiada a pousada oferece diversas opções de caminhadas, trilhas, mirantes e cachoeiras. Estamos situados em uma Área de Proteção Ambiental permanente (APA) de mata primária e habitat natural de pássaros e animais em risco de extinção.

A Pousada da Terra é ponto de partida para vários passeios que variam em distância, tempo e grau de dificuldade. Listamos aqui alguns dos passeios mais tradicionais na região:

Cachoeira do Bracuí

Caminhada de 1 hora numa linda trilha de mata primária exclusiva para nossos hóspedes. A Cachoeira do Bracuí se forma no estado de São Paulo e deságua no estado do Rio de Janeiro com 5 quedas d'água e aproximadamente 1100 m de queda. No poço de banho, é possível avistar o mar com vistas para Baía da Ilha Grande em Angra dos Reis.        

Cachoeirinha

Caminhada de 10 minutos numa trilha aberta. É só atravessar a ponte sobre o Rio Bracuí e se alojar sobre uma grande pedra para revezar entre o sol e o banho refrescante.  

Represa da Cachoeira dos Pilões

A 7 Km de distância da Pousada, a represa dos Pilões impressiona pelo seu tamanho e  beleza. Ao fundo  fica a cachoeira dos Pilões que dá o nome à represa.

Nossa base na represa conta com um deck reservado para banho, trilhas leves de caminhada  e uma área de descanso com redes e bancos  para relaxar e aproveitar o dia em frente  a um cenário deslumbrante.

Um Passeio imperdível !

Taxa de entrada: R$ 15,00 / pessoa

Há passeios de caiaques e stand ups no local.

Entre em contato para informações e agendamento de visita.

Torre

Caminhada de 1 hora e meia ou trilha de 1 hora de bicicleta. Depois de atravessar o Rio do Tombo, a trilha pela estrada se alterna entre trechos de subida e descida. Da base da torre pode-se avistar o mar e a baía da Ilha Grande.   

Cachoeira da Usina

Caminhada de 1 hora e 15 minutos, ou 15 minutos de carro e mais 15 minutos de caminhada. Formadas pelo Rio Bracuí, as duas seqüências de cachoeiras são formadas por poções e corredeiras fortes. Alimentam uma usina antiga de energia que hoje não funciona mais.   

Cachoeira das Sereias

Caminhada de 50 minutos ou 10 minutos de carro margeando o Rio Vermelho, que corta um vale cheio de flores. A área aberta com bastante sol propicia o banho em qualquer época do ano.   

Rio Bonito

Caminhada de 2 horas ou passeio de 40 minutos de carro. O rio é caudaloso e formado por poções, piscinas, cachoeiras e corredeiras de água cristalina.

Cachoeira do Rio Mimoso

Caminhada de 2 horas bem variada passando por trechos em trilhas de mata primária, florestas de eucalipto e fazendas que levam a um pequeno poço de água cristalina e uma vista do mar e da baía da Ilha grande. Muito charmoso e ótimo para um piquenique a dois. Requer prévia autorização. 

Cachoeira Sete Quedas

Caminhada de 3 horas ou 1 hora de carro. Cachoeira formada por 7 quedas d'água com 350 m de extensão. A cachoeira Sete Quedas é famosa por seus escorregas e piscinas com poços de água cristalina. Requer prévia autorização.

Cachoeira da Onça e da Gruta

Passeio de 1 hora de carro e mais 20 minutos a pé. Cachoeiras caudalosas ótimas para o banho e próximas a uma gruta com 300 metros de extensão, possível de ser explorada.   

Birdwatching

A Serra da Bocaina é rica em espécies de aves  e de fácil visualização. Caminhadas guiadas (opcional) por pontos estratégicos da Serra da Bocaina podem ser organizadas. É necessário agendar com antecedência o guia.

Cachoeira dos Veados / Trilha do Ouro

A cachoeira dos veados é a mais famosa cachoeira da Bocaina. Caminhada longa (5 horas) e de razoável dificuldade. É necessário a companhia de um guia,material de camping e agendamento prévio- Além de autorização do IBAMA.

Pesca de trutas

Em áreas particulares e necessitando de autorização, a serra da Bocaina é o melhor ponto do Brasil para a pesca de trutas selvagens e de cativeiro. Informe-se sobre a melhor época e como conseguir autorização para a pesca de trutas.   

Piscina da Zezé

Caminhada leve de meia hora da pousada até 2 poços de águas cristalinas.

Vista Torre